A+ R A-

Telefone Ip Rural

Nesse mundo tecnológico composto por tantas siglas, Voz Sobre IP (VoIP) e Telefonia IP podem ser facilmente confundidas. Porém, entre as duas existe um universo composto por cabos, fios e computadores, que as tornam semelhantes, mas, não iguais.



Nos últimos anos, diversas formas de comunicação têm se convertido da tecnologia analógica para a digital. Exemplos recentes são as câmeras fotográficas digitais, que hoje estão até nos celulares. E agora, chegou a vez da telefonia fixa.

Entretanto, nesse mundo tecnológico composto por tantas siglas, Voz Sobre IP (VoIP) e Telefonia IP podem ser facilmente confundidas. Porém, entre as duas existe um universo composto por cabos, fios e computadores, que as tornam semelhantes, mas não iguais.

A tecnologia de VoIP já vem sendo adotada há vários anos no mundo empresarial, em redes de dados privadas (linhas dedicadas) para reduzir custos de ligações entre filiais. Ou seja, o sinal de voz analógico é convertido em digital e passa pela rede usada na comunicação entre os computadores de uma companhia com matriz em São Paulo e filiais em outros estados, reduzindo sensivelmente os custos com interurbanos. Isso é possível porque a VoIP utiliza a infra-estrutura de dados, mas mantém a analógica (aparelhos telefônicos convencionais).



Já a Telefonia IP, que pode ser considerada a grande inovação deste começo de milênio, utiliza aparelhos de telefone especiais, que se conectam diretamente a rede de computadores recebendo voz, dados e até imagens, promovendo uma integração completa entre as redes de dados e a de voz. Por outro lado, a Telefonia IP possui diversas vantagens nem sempre bem difundidas. Vejamos algumas:

INTEGRAÇÃO
É a vantagem mais evidente, pois ao invés de duas estruturas independentes, de dados e telefonia, utiliza-se uma mesma infra-estrutura para voz e dados, que pode trazer economia de investimento inicial, suporte e manutenção. Outra grande tendência é o computador e o telefone se tornarem um único equipamento. Hoje em dia já existem aplicativos (um deles chamado SoftPhone, da Cisco) que permitem que o usuário opere um telefone IP a partir da tela de seu computador, sem precisar de um aparelho telefônico.

APLICAÇÕES
Por estar totalmente interligada a rede de dados, os Telefones IP podem funcionar como computadores ligados à Internet. Alguns modelos dotados de visor de cristal-líquido (e até coloridos) conseguem navegar em aplicativos específicos tais como consulta a bancos de dados de notícias, informações sobre tempo, consulta a organizações de crédito, comércio eletrônico, entre outros.

MOBILIDADE
Por ser feito via rede de computadores, a telefonia IP pode utilizar a internet como meio de comunicação e desta forma, através de uma conexão em banda larga você pode ativar o seu ramal em qualquer lugar do mundo, trabalhando como se estivesse na empresa, fazendo e recebendo ligações.

Notícias